domingo, 21 de maio de 2023

Demonstrativos Contábeis Estratégicos - Uma nova Contabilidade



Do meu Blog Gestão, Ética e Liderança separei algumas postagens sobre Contabilidade Estratégico

Os itens seguem abaixo mas posteriormente deixarei esse tópico apenas acessível no link abaixo:





 


A contabilidade tradicional no Brasil vem passando por uma revolução decorrente da harmonização das práticas contábeis locais. Nesse contexto as práticas contábeis passam de práticas mais focadas no atendimento das obrigações fiscais e trabalhistas para uma contabilidade alinhada com os padrões internacionais e especificamente com o padrão IFRS e mais representativa da situação econômica e financeira da empresa.

Elementos como observação do Fair Value, informações contábeis por segmento, cálculo do EBITDA e o atendimento ao restante dos padrões internacionais trouxeram para a contabilidade brasileira indiscutível avanço quando comparada com as práticas até então observadas onde o custo histórico e pouca utilização dos demonstrativos para fins gerenciais eram evidentes.
No entanto a contabilidade no Brasil e no mundo ainda estão fortemente focadas em valores e informações não financeiras, que apesar de poderem constar das notas explicativas ainda são pouco utilizadas.

Robert Kaplan um dos gurus da contabilidade gerencial e a meu ver o maior nome de todos é de opinião que a contabilidade do futuro será uma contabilidade voltada para a gestão de indicadores. Juntamente com Norton ele criou uma metodologia que vem sendo largamente utilizada e é a meu a melhor ferramenta de gestão de indicadores já idealizada. Essa ferramenta de gestão estratégica de indicadores é o Balanced Score Card.

No entanto o Balanced Score Card tem funcionamento não integrado com a contabilidade que apesar dos avanços continua tendo um viés centrado nas informações financeiras dos demonstrativos contábeis.

Pensando nisso e focando na contabilidade do futuro, criei uma forma de ligar a contabilidade tradicional financeira a indicadores de desempenho chave. A essa nova abordagem denominei
Demonstrativos Contábeis Estratégicos.  Os Demonstrativos Contábeis Estratégicos representam uma significativa expansão da contabilidade, pois aos associar indicadores de desempenho diversos, ao qualificar e atribuir "trafic lights" a esses indicadores e ao incorporar setas de tendências que no caso de tendência de melhora ( seta para cima ) é requerido o detalhamento e monitoração de um plano de ação, transforma-se a contabilidade ainda que avançada e alinhada com as práticas internacionais, em efetiva ferramenta de gestão estratégica.
A metodologia dos Demonstrativos Contábeis Estratégicos encontram-se delineados através de três postagens anteriores cujos links incluo abaixo.

Demonstrativos Contábeis Estratégicos - Introdução
Demonstrativos Contábeis Estratégicos – Parte 1
Demonstrativos Contábeis Estratégicos - parte 2. Contruindo um DRE Estratégico
Se quiser consultar a respeito uma palestra, treinamento ou consultoria sobre indicadores estratégicos escreva para arilopes@folha.com.br

 

Estou trabalhando numa nova abordagem sobre os monótonos estáticos e dados passados constantes nos Demonstrativos Contábeis e Financeiros. Lógico que vem ocorrendo uma evolução na contabilidade e os demonstrativos contábeis precisam seguir uma serie de normas e procedimentos próprios. Apesar disso, os dois principais demonstrativos, demonstrativo de resultados do exercício (DRE ) e Balanço Patrimonial não oferecem visão estratégica sobre o status dos grupos e contas contábeis.

Até que o balanço patrimonial fica bonitinho, principalmente os das grandes corporações que são acompanhados com notas explicativas, são comparados com período anterior e são comentados nos relatórios padronizados dos auditores.

A evolução da contabilidade é notória e hoje as normas contábeis ( CPCs ) coloca o país no caminho da harmonização com o mundo que pratica uma boa contabilidade,  fazendo com que a nossa normatização contábil seja uma das melhores do mundo. Pena que não possamos falar o mesmo do profissional contábil brasileiro. 

Informações preciosas podem ser extraídas do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de resultado. Mas será que podemos melhorar os demonstrativos contábeis a ponto de chamá-los de Demonstrativos Contábeis Estratégicos.

A resposta para a pergunta acima é sim. E na próxima postagem darei a receita de como preparar Demonstrativos Contábeis Estratégicos e transformá-los em instrumentos de gestão e planejamento estratégicos das empresas.





Acessem a primeira parte desta postagem - Demonstrativos Contábeis Estratégicos - Introdução

Indicadores não financeiros.

Como primeiro passo para transformar Demonstrativos Financeiros básicos em estratégicos. Devemos identificar indicadores de performance relacionados aos principais grupos de contas dos demonstrativos. Esses indicadores serão incluídos na mesma coluna onde se encontram os números, logo abaixo do valor apresentado.


Assim num Balanço Patrimonial tradicional a parte de Ativo apresentado só com as principais contas ficaria assim:




Passo 1- Inclusão de indicadores de performance no Demonstrativo Contábil

Como primeiro passo para transformar o Demonstrativo básico em demonstrativo estratégico vamos introduzir indicadores de desempenho, logo abaixo dos principais grupos de contas, conforme segue:



Notem que foram inseridos indicadores de desempenho dos três grupos que normalmente são os principais nos Balanços das Empresas. Deve-se avaliar a relevância dos demais itens e na medida que forem identificados itens com materialidade significativa, deve-se identificar, medir e destacar indicadores de performance dos mesmos. Para cada indicador de desempenho há critérios e ações para otimizá-los. Somente uma gestão estratégica com metas de médio e longo prazos, paralela a uma execução operacional eficaz é que assegura melhoria contínua.

Passo 2 - Inclusão de uma coluna com semáforos de performance.

Após criteriosa avaliação seguindo uma metodologia específica deve-se atribuir a cor do semáforo que irá figurar no balanço estratégico. Para cada item deverá ser aplicado um check list com uma serie de requisitos que irão determinar a classificação do indicador estratégico nas cores Verde, Amarelo e Vermelho.

No caso, o Balanço Estratégico após a inclusão dos semáforos ficará assim:



Não há necessidade de desenvolver softwares para Demonstrativos Contábeis Estratégicos. A utilização de uma Planilha é suficientes, mas se empresas quiserem desenvolver sistemas para isso devem procurar soluções simples e práticas que evitem dar muita complexidade à metodologia.

É recomendável que coloquem nas planilhas links nos semáforos, os quais deverão encaminhar para um submenu com os itens considerados que poderão ser detalhados ao clicar sobre eles.

Exemplo segue abaixo:





Cada semáforo ao ser clicado deve mostrar itens que determinaram a classificação na cor vermelha, amarela ou verde.

Com último passo da transformação do Balanço Patrimonial balanço básico  para um Balanço Patrimonial Estratégico colocaremos uma coluna com as tendências para próximos períodos. Essas tendências deverão estar suportadas por planos de ações que assegurem melhoria contínua e o atingimento das metas estratégicas.



O Balanço Estratégico em sua parte de ativos está pronto. Algo aparentemente simples, mas por trás dos indicadores, semáforos e tendências e necessário um bom detalhamento, e mais do que isso são necessárias metas estratégicas, execução eficaz no custo, médio e longo prazos.

Para a parte passiva e do DRE a filosófia é a mesma. Devemos identificar e incluir indicadores de desempenho, depois avaliar e incluir semáforos e por final avaliar e incluir a tendência.
Na próxima postagem mostrarei como construir um DRE Estratégico.

Observação: Esta é uma abordagem inédita a qual se quiserem utilizar ou se interessaram de alguma forma favor contatarem pelo email arilopes@folha.com.br



Cliquem abaixo - Continuação desta postagem
Demonstrativos Contábeis Estratégicos Parte 2

 


O Demonstrativo de Resultados do Exercício em seu formato tradicional requer algumas adequações para se tornar um Demonstrativo Estratégico. Efetivamente o DRE estratégico é uma excepcional ferramenta, à qual juntamente com o Balanço Patrimonial Estratégico oferecem um rico conjunto de informações que serão essenciais para a gestão tática e estratégica da empresa.

Os demonstrativos estratégicos trazem para a contabilidade tradicional indicadores, medições e ações para a empresa atue estrategicamente com foco em melhoria contínua e otimização dos indicadores estratégicos a médio e longo prazos.

Mas o que é necessário para transformar um DRE tradicional num DRE estratégico?

Vejam uma estrutura básica de DRE tradicional.


DREValor Exercício 1Valor Exercício 2
Receita 999.999,99999.999,99
Custo das vendas 999.999,99999.999,99
Lucro bruto 999.999,99999.999,99
Receita de investimentos 999.999,99999.999,99
Outros ganhos e perdas 999.999,99999.999,99
Despesas de distribuição 999.999,99999.999,99
Despesas de comercialização 999.999,99999.999,99
Despesas administrativas 999.999,99999.999,99
Outras despesas 999.999,99999.999,99
Custos de financiamento 999.999,99999.999,99
Participação nos lucros de coligadas 999.999,99999.999,99
Ganho reconhecido na alienação de participação em coligada 999.999,99999.999,99
Outras [descrever] 999.999,99999.999,99
Lucro antes de impostos 999.999,99999.999,99
Imposto de renda e contribuição social 999.999,99999.999,99
Lucro do exercício proveniente das operaçoes contínuas999.999,99999.999,99

Para transformar um DRE convencional em um DRE estratégico inserimos algumas linhas para indicadores não financeiros relacionados às principais linhas do DRE, conforme exemplo a seguir:


No caso do DRE deve-se escolher 3, 4 ou no máximo 5 linhas e associar a essas linhas indicadores, normalmente não financeiros de desempenho.

Cada um desse indicadores deve ser avaliado e o resultado da avaliação refletirá em "trafic light" ou semáforo nas cores: vermelha, amarela ou verde, dependendo da avaliação positiva (verde ), neutra (amarela) ou negativa ( vermelha ).

Serão inseridas duas colunas no DRE, na primeira serão colocados os trafic lights e na segunda coluna serção colocadas setas que deve refletir a tendência de melhora , tendência de piorar , ou tendência de permanência da situação sem alteração 

As classificações das tendência deverão ser embasadas em planos de ação detalhados que justifiquem as tendências assumidas e registradas nos demonstrativos estratégicos.

Depois de inseridas a linhas com indicadores não financeiros, e inseridas colunas com os trafic lights e setas de tendência, teremos um demonstrativo como segue o exemplo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Demonstrativos Contábeis Estratégicos - Uma nova Contabilidade

Do meu Blog Gestão, Ética e Liderança separei algumas postagens sobre Contabilidade Estratégico Os itens seguem abaixo mas posteriorment...