Não é preciso ferramentas mirabolantes nem consultores gênios para mostrar que a gestão de resultados pode ser feita com simplicidade, foco e inteligência.
Pequenas melhorias em algumas linhas do demonstrativo de resultado tendem a produzir importantes ganhos na última linha, também chamada bottom line, ou a linha do lucro.
Preparei um quadro simples onde mostro que uma melhoria de 1% nas receitas combinada com uma redução de 1% nos custos e os mesmos 1% de redução nas despesas implicam em um aumento do lucro em 19%.
Mas cuidado, o inverso é verdadeiro e reduções de preços ainda que pequenas, combinadas com aumentos de 1% nas despesas e nos custos irão provocar grande redução do lucro. Para comprovar isso vejam o quadro simples que preparei.
A lição que podemos tirar desse pequeno exemplo:
É importante focar em todas as linhas de um demonstrativo de resultados e a melhoria ainda que mínima em seus diversos componentes produzirá enormes resultados no bottom line ou linha do lucro da empresa. Vejam que o Lucro foi aumentado em 19% em função de mínimas variações nas Vendas, Custos e Despesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário