sexta-feira, 2 de março de 2018

Balance Scored Card - BSC - Indicadores de Desempenho

Seguem algumas postagens minhas a respeito.

No futuro apenas os Link permanecerão:




 


Abaixo destaco material publicado pela excelente firma de consultoria Bain & Company.


Particularmente sou entusiasta do Balanced Scorecard. Após um treinamento na Alemanha tive oportunidade de efetuar uma das primeiras implementações de um sistema de BSC no Brasil.


Hoje as corporações internacionais, as nacionais, entidades públicas e outras organizações como escolas, ONGs, etc estão implementando seus Mapas Estratégicos.

O BSC facilita o planejamento e estabelece uma conexão entre o planejamento estratégico ( de longo prazo ) e o planejamento operacional ou tático ( de curto e medio prazos ).


Ao efetuar uma implementação de um Mapa Estratégico deve-se cuidar para que não seja gerado um conjunto de indicadores muito complexo, o que pode tornar a gestão muito difícil e de resultado dúvido. Recomendo não utilizar mais de 3 ou 4 KPI´s para cada categoria de indicadores.

O BSC uma vez bem implementado não assegura sucesso no processo de busca de excelência na execução das estratégias, isso porque é necessário a utilização paralela de ferramentas específicas para focar a melhoria e otimização dos processos. Assim, o BSC deve estar associado a outras ferramentas de gestão.

A Bain usa o termo em português Painél de Controle. Eu prefiro usar o termo Mapa Estratégico.

Veja Também:


 Balance Scored Card para pequenas e médias Empresas

LIDERANÇA - Doze Competências para Gestão de Pessoas




Painél de Controle (Balanced Scorecard)

Tópicos relacionados


• Gestão por objetivos

• Missão e Visão

• Pagamento por desempenho

• Balanço estratégico

Descrição

Um Painel de Controle (Balanced Scorecard) define o que os gestores entendem por ‘desempenho’ e mede se eles mesmos estão ou não alcançando os resultados esperados. O Painel de Controle traduz a missão e a visão da empresa em um conjuntode objetivos e métricas de desempenho claros e mensuráveis. Geralmente, essas métricas incluem as seguintes categorias de indicadores:


• Financeiro: receita, lucro, retorno sobre investimento, fluxo de caixa;

• Clientes: participação de mercado, satisfação dos consumidores, lealdade dos consumidores;

• Processos internos de negócio: taxas de produtividade, qualidade, cumprimento de prazos;

• Inovação: percentual da receita advinda de novos produtos, sugestões de funcionários, taxas de melhorias;

• Pessoal: clima organizacional, conhecimento, rotatividade,uso de melhores práticas.

Metodologia


Para construir e implementar um Painel de Controle, os gestores devem:


• Articular a visão de negócios e a estratégia da empresa e identificar os indicadores de desempenho que fazem amelhor conexão entre a visão de negócios, a estratégia e os resultados gerados (ex. desempenho financeiro, operações,inovações, desempenho dos colaboradores);

• Estabelecer objetivos que suportem a visão de negócios e a estratégia da empresa, desenvolver métricas efetivas,padronizar as medidas e estabelecer objetivos de curto e longo prazo;

• Assegurar que todos da empresa aceitaram as métricas desenvolvidas, criar mecanismos apropriados paraorçamento, acompanhamento de resultados, comunicação e recompensas, coleta e análise dos dados comparando osresultados alcançados com o desempenho desejado. Uma vez identificada uma falha, ações corretivas devem sertomadas rapidamente.

Usos mais comuns


Normalmente, o Painel de Controle é usado para:


• Atualizar ou explicitar a estratégia da empresa, relacionar objetivos estratégicos às metas de longo prazo eorçamentos anuais e incorporar estas metas no processo de alocação de recursos;

• Rastrear os elementos-chave da estratégia da corporação, facilitar mudanças organizacionais, comparar desempenhode unidades de negócio em geografias diferentes e difundir a compreensão da visão e estratégia da empresa entre os funcionários.


 


O Balance Scored Card ( BSC ) é uma ferramenta tão boa que uma breve análise do Mapa Estratégico nos remete a uma visão completa da empresa representada pelas suas Metas Estratégicas e o grau de qualidade na gestão desses objetivos.

O que é um Mapa Estratégico ( Strategy Map )?

Mapa Estratégico é uma especie de Dash Board do Balance Scored Card, Ele resume toda a ferramenta e assim como um painel de avião nos mostra como está o voo da empresa em sua rota rumo ao Bom Desempenho. É seguramente a melhor ferramenta que já criada para gestão de indicadores.

COMUNICAÇÃO

Em primeiro lugar é necessário entender que o Mapa Estratégico deve ser efetuado e afixado nas paredes e ser fortemente difundido para todos os níveis da empresa. Isso propiciará alta dose de transparência e conhecimento dos objetivos, metas e indicadores que a empresa utilizada, além de também mostrar o nível de qualidade no atingimento desses indicadores através das cores do semáforos ( traficc lights ). Para uma melhor comunicação recomenda-se treinamento de lançamento da ferramenta e treinamentos periódicos visando a otimização dos resultados alcançados.

QUATRO GRUPOS DE INDICADORES / METAS ESTRATÉGICAS

O BSC agrupa e demonstra indicadores em  diferentes grupos. Na parte superior temos os indicadores financeiros, depois são apresentados os grupos Cliente / Mercado, Processos Internos e na Base do Mapa temos a parte referente os Recursos Humanos, denominado na figura acima como Potencial Humano. Para cada um desses grupos devem ser escolhidos poucos indicadores que

METAS ESTRATÉGICAS / Indicadores Chave de Desempenho ( KPI´s)

Para cada grupo devem ser escolhidas entre duas a quatro Metas Estratégicas. Não recomendo mais do que quatro e ainda recomendo que pequenas e médias empresas utilizem as Metas Estratégicas que considerei na figura acima, pois elas sintetizam as principais necessidades estratégicas da maioria das empresas. Vejam que para cada uma das Metas Estratégicas serão associados Indicadores Estratégicos, podendo para cada Meta Estratégica serem associados um ou mais indicadores chave para o bom desempenho da empresa refletido nas Metas Estratégicas.

Observação: O termo KPI significa " Key Performance Indicator " cuja tradução indicador chave de desempenho

Associando METAS ESTRATÉGICAS com Indicadores Chave de Performance ( KPI´s )

Como devemos definir os KPI´s ?

Vou dar um exemplo: Vejam no Mapa Estratégico da figura acima a Meta Estratégica Execução Eficaz no grupo de Processos. Para cada Meta Estratégica o objetivo é alcançarmos a Cor Verde que significa pleno alcance da Meta esperada.

A questão é: Como alcançar Execução Eficaz nos Processos Internos?
Para qualquer tipo de negócio uma execução eficaz  nos processos internos irá se refletir num serie de indicadores. Caberá aos coordenadores do BSC identificar os indicadores chave de desempenho da Meta Estratégica. Suponha que estamos focando uma empresa industrial com produtos sob encomenda. Os KPI´s poderiam ser: 1- Projetos concluídos no prazo e no custo planejado 2- Nível de retrabalho e recuperação abaixo de 1% e 3- OEE acima de 80%.

Observação: OEE é talvez o principal índice para indicar a execução eficaz nos processos das empresas. Ele é a combinação de 3 outros índices.



Sistema simplificado de INDICADORES DE DESEMPENHO.

BSC ( Balance Scored Card )  é uma das mais poderosas ferramentas de gestão estratégica que inicialmente foi criada para controle de indicadores de desempenho.

Comece logo pois sem ter um sistema competentemente implantado sua empresa está perdendo em produtividade e no atingimento de melhores resultados.

Capacitação para tocarem o sistema com um minimo de consultoria. ¨¨Ensinamos a pescar e não damos o peixe¨.

Capacite com um dos maiores especialistas do mercado em INDICADORES DE DESEMPENHO com treinamento na Alemanha e muitos anos de experiência.

Custos compatíveis com o porte de sua empresa. A partir de umn pequeno investimento você poderá implementar o sistema.

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